sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

barcelona...

   Num dia como hoje, chuvoso, há anos atrás, eu e uma amiga passageira, dessas pessoas que conhecemos pelo mundo dividimos dias, histórias lembranças e depois nunca mais vimos.Num dia frio em Barcelona eu e Laura , uma adorável dinamarquesa, juntamos nossas moedas e compramos um vinho,um cigarro de 10 unidades e felizes fomos para um pequeno pátio.
   Esse pátio, é o patio de uma igreja , e colégio, onde na época da ditadura de Franco fuzilavam prisioneiros. Até hoje as paredes são cravadas de balas. Mais à despeito desse passado recente tão feio, a praça é uma jóia. O pátio é protegido pelas altas paredes da igreja e pequenos prédios, de onde se sai por duas ruas opostas, uma à catedral e outra no labirinto de ruas perto do palácio do governo. San Filipe Neri, é o nome desse cantinho, com uma fonte ao centro jorrando água dia e noite.
   Na noite em questão enquanto tomávamos nosso vinho e decorriámos nossas diferentes aventuras pelo mundo afora, um mendigo , cansado, dentro de sua humilde presença foi até a fonte para lavar os pés, a fonte em questão não era uma fonte de água potável, sequer era limpa, mas foi o suficiente pra despertar a reação raivosa de um homem que estava no outro canto da minúscula praça com sua respectiva namorada, ele no mesmo instante começou uma briga com o mendigo por ser absolutamente contra ele estar lavando os pés ali. Bom o mendigo, como bom espanhol, respondeu-lhe com todos os MIERDAS, HIJO DE LA PUTA, COJONES, tudo tudo que um barraco exige.
   Bem depois disso e depois da partida do casal ofendido, ele veio até nós, pediu desculpas pelas grosserias que ele havia dito, e se explicou dizendo que já ia se deitar e só estava limpando os pés.Dissemos que não tinha importância, que ele estava certo. Bom o desconcertante foi que aquele mendigo foi até onde ele estava com as suas coisas, seus trapos, voltou com dois pedaços de papelão , limpos, e nos disse:_"Está muito frio, sentem-se aqui", lhe oferecemos vinho, ele respondeu :"_ não obrigado, tenham uma boa noite." E foi se deitar no cantinho do pátio.
   E assim eu recebi uma das mais belas lições que a vida me deu, na pele:
QUEM MENOS TEM, MAIS DIVIDE.

Nenhum comentário: